Blog

Coisas que gostaria de saber sobre Mobiliário de Escritório

28 março 2019

Escolher como equipar o seu escritório é uma tarefa que aparentemente parece fácil mas pode ser bastante exigente.

É importante definir bem o que o escritório necessita. Existe mobiliário que é fundamental, outro que é opcional - é uma questão de escolha.

Chegam até si muitas empresas e pessoas que precisam de orientação quanto à escolha do mobiliário de escritório ou loja. O nosso papel é trabalhar consigo nas funcionalidades, ergonomia, bem-estar e equilíbrio do espaço, para desenhar e produzir soluções que realmente funcionem. 

E o que deve levar em conta na hora de escolher o mobiliário de escritório para a sua empresa ou espaço comercial?


Pela experiência de mais de 40 anos no fabrico de mobiliário de escritório, estamos livres para afirmar que não há “receitas” e vai sempre depender das necessidades e do orçamento do cliente, tendo em atenção um significativo conjunto de dados que à partida vão proporcionar a funcionalidade referida, a ergonomia, o bem-estar e o equilíbrio ao espaço, sempre em sintonia com as necessidades de quem utiliza.
A iluminação, a ergonomia, o conforto e também o custo-benefício de cada móvel devem ser ponderados com atenção. Em função disso, reunimos algumas dicas para facilitar a escolha e decisão de compra mais acertada do mobiliário do seu escritório.
Há, naturalmente, alguns móveis/componentes para escritório que são fundamentais em qualquer ambiente de trabalho. 

Mesas - o ideal é que a mesa de trabalho esteja próxima dos 75 centímetros de altura, permitindo uma boa posição para quem utiliza o computador e todos os gadgets informáticos. Para escolher o modelo mais adequado, pense como será utilizada (se precisará de gavetas para arrumação, de algum espaço para realizar anotações, ou apenas para o laptop ou teclado e desktop). O formato de mesa em “L” favorece a execução de diferentes tarefas, enquanto que mesas redondas facilitam para as reuniões. Perguntas que devem ser equacionadas – Qual a área? Open space com varias workstations ou maior ligação com grandes blocos e divisórias por posto de trabalho? Quais as cores mais interessantes em função do tipo de utilizador/geração? E toda a zona de “passa fios” e acesso a tomadas elétricas? Quem desenha ou projeta tem sempre de se colocar “nos sapatos” de quem utiliza!
 
Cadeiras e sofás - cadeiras e sofás são provavelmente dois dos itens mais importantes entre as componentes de mobiliário para escritório. A ergonomia é fundamental, já que a utilização incorreta pode provocar lesões na coluna e no pescoço, prejudicando o bem-estar e desempenho dos colaboradores (até mesmo de doenças profissionais). Logo, o conforto e a ergonomia que estes componentes encerram em si mesmos devem ser tidos em conta no momento de decisão de compra;
 
Estantes e armários – onde grande parte da informação física de uma empresa fica arquivada para acesso mais facilitado. Estantes e armários organizados, no local certo de acesso, economizam tempo e otimizam o processo produtivo dos colaboradores. Se o aspeto estético e facilidade de acesso for tido em conta, toda uma empresa flui para melhores desempenhos, estando sempre dependente da área que temos disponível;
 
Móveis para escritório em espaços pequenos - principalmente para espaços mais pequenos em que a área de utilização é pouca e todos os metros quadrados contam. A sugestão é tirar as medidas de todos os elementos de escritório a adquirir e fazer uma simulação 2D ou 3D. Lembramos, como sugestão de avaliação inicial, que os móveis de linhas retas são mais fáceis de serem distribuídos em espaços pequenos.
 
Se o seu caso for mesmo o início de um negócio e quiser economizar na hora de escolher os móveis para o seu escritório, uma boa dica é não comprar tudo de uma só vez. Numa fase inicial, compre apenas o essencial, já que o mobiliário pode ter um peso significativo no orçamento. Comece pelos componentes maiores e essenciais. Tudo vai depender do orçamento, do enquadramento e da utilização.
 
Com uma equipa multidisciplinar e 40 anos de experiência, estamos aptos a ajudar em todo o processo para que a decisão, design e funcionalidade vá ao encontro das necessidades do seu espaço, respeitando sempre os interesses de quem compra e com foco no binómio preço/qualidade!
Partilhar artigo
Fercia ©2017. FERCIA- Furniture Solutions. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. M&A Digital. This site runs on X4PRO
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.