Blog

Seleção da cadeira do escritório

Blog 20 janeiro 2021
Já vimos que a escolha da secretaria é importante. E a cadeira, também será?

Passamos maior parte do nosso tempo sentados numa cadeira - principalmente aqueles que trabalham em escritórios. Essa cadeira de trabalho desempenha um papel fundamental no seu confronto, saúde e bem-estar.

É importante, no momento de escolher quais as cadeiras perfeitas para o seu escritório, pensar em quem as vai utilizar e quais as funções que o futuro utilizador da cadeira irá executar.

O ideal é optar por cadeiras ergonómicas com o maior número de ajustes possível (altura, inclinação, etc), pois uma cadeira regulável, permite a personalização ao utilizador, conferindo a possibilidade de a ajustar às suas reais necessidades e ao seu corpo. Aconselham-se os seguintes ajustamentos: altura do assento; altura do encosto; e o apoio dos braços.

 ·         Altura e estrutura do assento: o assento deve ser liso, levemente inclinado para trás e facilmente ajustável, para que a altura esteja perfeitamente de acordo com o utilizador da cadeira;

 ·         Largura e profundidade do assento: uma cadeira ergonómica teve ter profundidade e largura suficientes para suportar o utilizador com todo o conforto possível;

 ·         Suporte lombar: é importante que o encosto ou suporte permita o encaixe das costas com proteção da coluna, exigindo menos esforço da cervical para manter uma boa postura;

·         Apoio de trás: o apoio de trás (encosto da cadeira) deve ser ajustável, tanto para frente como para trás;

 ·         Material do assento: o material do assento e do encosto deve ser acolchoado para manter o conforto mesmo em longos períodos de trabalho.

 ·         Apoio dos braços: quando a cadeira possui apoio para os braços, estes também devem ser ajustáveis.

 ·         Rodízios: a cadeira deve rodar facilmente, sem esforços, independentemente do tipo de piso;

 ·         Estabilidade: ambientes de trabalho precisam de cadeiras de boa estabilidade, para suportar o dia a dia do ambiente laboral. Para isto, uma base contendo cinco pontos é o recomendável;

 E os materiais? E o acabamento? avalie previamente, quando possível, os materiais com os quais são fabricados os componentes das cadeiras. Materiais de elevada qualidade conferem maior resistência e durabilidade, podendo eventualmente ter impacto direto no preço.

Um dos erros mais comuns da escolha da cadeira de escritório é levar em conta apenas o preço. E qual é a memória que tem da última cadeira realmente barata que comprou? A experiência foi boa? Uma cadeira de boa qualidade vai ter um tempo de vida elevado, garantindo bem-estar à sua equipa assim como um bom retorno sobre o investimento à empresa.

Alguns testes também se recomendam, mesmo com os seus colaboradores quando possível. Sentar e testar por alguns minutos, mexer nas várias regulações e simular condições de utilização no ambiente de trabalho, verificando a ergonomia, a qualidade dos componentes, do acabamento e o conforto. Faça perguntas e peça apoio ao fabricante ou distribuidor. As equipas comerciais ou consultores de mobiliário de escritório que são líderes de mercado devem ter pessoas especializadas para o ajudar.

Apenas em tom de brincadeira e metáfora - já deu conta da importância que dá ao colchão em que dorme? a cadeira que usamos no escritório deve ser ergonómica e de muita qualidade tendo em conta alguma das dicas que apresentamos neste artigo. Somos então muito exigentes na hora de comprar um colchão, mas também o deveríamos ser para a cadeira, pois muito possivelmente passamos mais tempo nela do que na cama.

Partilhar artigo
Fercia ©2017. FERCIA- Furniture Solutions. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. M&A Digital. This site runs on X4PRO
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.