Blog

Regresso ao trabalho sem stress: Kaizen e Feng Shui

Blog 24 setembro 2020
O regresso ao trabalho significa na maior parte das vezes o regresso ao escritório, seja este em casa ou no ambiente empresarial. Dado isto, para que este regresso ao trabalho com energia, organizar o escritório torna-se crucial.
Neste artigo apresentamos algumas ideias soltas para o retorno à rotina seja amais agradável e exploramos alguns modelos de organização de espaço e processos utilizados.

A garantia de bom regresso ao trabalho sem stress e mais ligeiro possível passa pela criação de um ambiente convidativo na sua área de trabalho.

Algumas dicas que podem ajudar a aumentar a sensação de bem-estar e produtividade:

·         Arrume a secretária: Arrumar e garantir que as secretárias se mantêm arrumada dia a pós dia é uma excelente forma de assegurar que cumpre com tudo o que havia planeado, sem que perca tempo na procura de documentação ou material.

·         Organização é a melhor amiga do escritório: Para um sabe qual a melhor forma de organização para si, no entanto é necessário que qualquer forma seja guiada por uma lógica percetível. Organizar as papeladas por ordem cronológica, alfabética, relevância, entre outras. Recorrer às cores ou a elementos organizativos pode ajudar bastante nesta tarefa.

·         Renove o material de escritório: Sem desperdícios, nem gastos desnecessários. A sensação de estrear material novo é uma ótima motivação e muito positiva numa grande parte das pessoas.

·         Privilegie a luz natural: Se mudar a disposição do escritório, posicione a secretária de forma a aproveitar o máximo de luz natural possível.

·         Ordene os cabos: Quem gosta de cabos perdidos?! São dos itens mais interessantes no escritório, dado que evitam um emaranhado de cabos e mantêm os mesmos devidamente organizados.

 

KAIZEN

Kai=mudar+zen=melhor

Método que teve origem na gestão do grupo da Toyota e atualmente marca presença em dezenas de países e empresas.

Quais os principais objetivos desta metodologia:

·         Aumento da produtividade

·         Rentabilização e motivação de recursos

·         Eliminação de desperdícios

·         Redução de tempos de produção

·         Otimização de equipamentos

Embora este método seja conhecido pela sua aplicação na gestão de empresas, podemos facilmente adaptar alguns dos seus princípios ao escritório e individualmente.

Planear o dia de trabalho

                Planear o dia de trabalho para o cálculo de recursos é um dos princípios de kaizen. Planeie o dia de trabalho seguinte, quais as tarefas, a prioridade das mesmas, o tempo despendido para cada uma e os recursos que terá de utilizar para correr tudo conforme planeado.

 

 

Automatizar processos

A tecnologia é um excelente aliado, se conhece alguma aplicação que sirva para automatizar uma determinada tarefa, siga! Analise as tarefas que possam ser geridas desta maneira e procure soluções tecnológicas correspondentes.

Evitar desperdícios

                Materiais e de tempo. A reutilização de papel é uma das formas mais conhecidas para evitar o desperdício nos escritórios, contudo depois de uma análise mais pormenorizada encontrará outras formas de poupar essencialmente tempo e materiais.

 

FENG SHUI

Também de origem, é um método de organização de espaços, cujo o objetivo passa pela conquista da harmonia do equilíbrio. Aplicado num escritório, este método possibilita a criação de um ambiente tranquilo e criativo.

Dicas:

Prefira a madeira: Antes demais é um material de origem natural, confortável pela sua cor e textura, a madeira tem a capacidade de transmitir calma. Por estas e tantas outras mais razões, deve de ser incluída no espaço do escritório;

A posição: o conforto deve de ser o maior possível, tendo em conta o número de horas que despendemos no escritório. Desta forma opte por uma cadeira confortável e com braços.

                Cores: Muitos acreditam na influência da cor no nosso humor e por esta razão o Feng Shui utiliza-as conforme os objetivos desejados dentro dos ambientes.  O azul e o verde, por exemplo, podem funcionar como efeito calmante no escritório, enquanto o amarelo e o roxo estimulam a criatividade e concentração.

Deixe a luz natural entrar: O Chi circula através da luz natural, por isso é aconselhável colocar a mesa num local iluminado. Caso contrário, escolha uma luz quente com abajures e luminárias com lâmpadas amarelas.

 

Agora que já conhece alguma respostas para a inquietação de como ter um bom regresso ao trabalho, respire fundo… e coloque-as em prática. Com calma e sentido de organização tudo vai correr pelo melhor e o seu regresso ao trabalho sem stress vai ser bem-sucedido!

Partilhar artigo
Fercia ©2017. FERCIA- Furniture Solutions. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. M&A Digital. This site runs on X4PRO
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.