Blog

5 formas de se sentir com mais tempo no escritório

05 novembro 2019
Todos já sentimos que trabalhamos em excesso em algum momento da nossa vida. Mesmo que por pouco tempo, sentimentos que estamos submersos em trabalho e pressionados pelo tempo e pala necessidade de ser produtivos nas tarefas que realizamos todos dias no escritório.

E o tempo é provavelmente o recurso mais escasso que temos. Dispomos todos de 24 horas por dia, sem exceção, e podemos fazer dele o que entendermos. Há quem saiba lidar com o recurso de forma inteligente e outros nem por isso! Não porque não podem, mas sim porque não querem.

O que fazemos com o nosso tempo é o que define essa produtividade. No limite se bem gerido liberta mais tempo para o que realmente é importante. Um número significativo de pessoas sente que não tem controlo sobre grande parte do seu tempo, condicionadas normalmente pela obrigação de compromissos de trabalho, sociais, familiares, etc.

Tentamos tipificar 4 situações que alteram a produtividade e que podem aliviar a pressão sobre algumas das tarefas do nosso quotidiano:

 

1. Tentar fazer demasiadas coisas ao mesmo tempo - excesso de ambição na carreira profissional; demasiado envolvimento em todos os problemas do seu ecossistema social; desejo constante de ser prestável aos outros. Já pensou em - ser realista e adotar uma perspetiva real dos assuntos a resolver; trabalhar com foco e de forma inteligente; limitar as acções às exigências da situação; não se envolver se os outros podem resolver o problema; não dizer “sim” só para ser bem visto; saber dizer “não” e justificar as prioridades; que ser prestável é diferente de fazer o trabalho dos outros; que excesso de controlo é paranoia ou insegurança de quem o pratica;


2. Planeamento inadequado - atribuir pouca importância ao planeamento; partir do princípio de que só alguns dias correm como o previsto e que as emergências arruínam qualquer plano; guardar o plano mentalmente por pensar que não é suficientemente importante para ser escrito. Pense nisto: apenas uma hora de planeamento pode poupar horas na execução e garante melhores resultados (falhar no plano é planear a falha!); todos os dias perdemos tempo em excesso nas mesmas rotinas ou hábitos (são repetições e o tempo de execução tem de diminuir no tempo); o efeito de uma emergência pode ser minimizado se o dia for planeado e as tarefas mais importantes já foram executadas; a memória é falível e nenhuma lista está completa até serem fixadas prioridades e prazos;


3. Falta de autodisciplina - falta de objetivos e de acompanhamento das atividades/tarefas. Aqui está uma possível abordagem - fixar objetivos em áreas-chave, a nível pessoal e organizacional; criar padrões para as tarefas de rotina; as pessoas fazem o que é controlado e não aquilo que se espera; só fazemos aquilo que medimos e o que medimos podemos controlar; controlar os próprios progressos de acordo com o fixado; perde-se energia em interromper e recomeçar tarefas; fazer um esforço para fazer as coisas à primeira.


4. Tarefas inacabadas - falta de objetivos, prioridades e prazos com resposta imediata ao que é urgente, com tarefas iniciadas, mas abandonadas a meio. Já pensou em fixar objetivos por prioridades, fixar prazos para as tarefas mais importantes (os assuntos urgentes raramente são tão importantes como parecem); não exagerar e não interromper sistematicamente o trabalho; ser sistemático no tratamento da informação e organizar-se.

 

Dizer que se gosta de trabalhar sob pressão é apenas uma tentativa de racionalização. Logo, não devemos cair no erro de permitir o desenvolvimento de crises para poder ter o papel do herói na sua resolução. Lembre-se que as tarefas que ficam por fazer são normalmente as mais importantes.

Esperamos que este artigo liberte mais tempo para maior produtividade no seu escritório e para partilhar momentos mais lúdicos com os seus colegas. Lembramos que a falta de tempo é uma questão totalmente secundária na análise da situação quando se trata de gestão do tempo, o problema é quase sempre falta de direção ou de organização entre o importante e o urgente - todos temos dias com 24 horas!


Partilhar artigo
Fercia ©2017. FERCIA- Furniture Solutions. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. M&A Digital. This site runs on X4PRO
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.