Blog

Design Thinking: um conceito que veio para ficar

15 outubro 2019
A indústria do mobiliário também pode aplicar esta ferramenta – utilize-a como mais uma ferramenta para inovar!
O trabalho de design exige reflexão e alguma liberdade e através do Design Thinking podemos efetivamente desenvolver produtos mais adaptados ao consumo e lifestyle atuais – seja dentro da nossa casa como também no nosso escritório ou espaço comercial.
A ferramenta, já aplicada em muitas indústrias criativas e disruptivas, veio para ficar, aproveitando o facto de revolucionar a forma de encontrar soluções inovadoras para os problemas, neste caso, soluções criativas focadas nas necessidades reais do mercado e não em pressupostos e/ou estudos.
Note-se que não é uma metodologia, e sim um modelo de abordagem. Logo, esta ferramenta que aqui detalhamos, não deve ser encarada como uma receita ou fórmula mágica que, aplicada aos mesmos problemas, vai provocar os mesmos resultados. Cada caso é um caso. Existem é boas práticas na abordagem que podem proporcionar excelentes resultados, até mesmo na indústria do mobiliário nas várias fases de desenvolvimento do produto. É uma abordagem/pensamento que vai além da necessidade de criar um produto ou serviço.
A ideia é então, entrar na vida do consumidor e procurar ditar comportamentos e necessidades futuras, experimentar novos pontos de vista e ter flexibilidade na produção da ideia, para aprender com os erros e evoluir rapidamente (falhar cedo e aprender rápido é o foco).
A abordagem procura a solução de problemas num formato colaborativo, numa perspetiva de empatia máxima com todas as partes interessadas do negócio – as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto – não somente o cliente final, mas todos os envolvidos na ideia do desenvolvimento. As áreas de negócio da empresa (ou equipa de projeto) são todas chamadas a contribuir e colaborar ativamente.
O processo consiste em tentar mapear e juntar a experiência cultural, a visão do mundo e os processos inseridos na vida das pessoas, com o objetivo de obter uma visão mais completa na solução de problemas e, dessa forma, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas viáveis para passar à ação (com a promoção de muito brainstorming à mistura). Não parte de premissas de comportamento ou de estudos de consumo, parte sim do levantamento das reais necessidades do consumidor-alvo do produto; trata-se de uma abordagem que podemos assumir como “humanizada” e que pode ser usada em qualquer área de negócio.
 
As etapas do Design Thinking podem, em geral, ser resumidas pelos seguintes passos:
 
  • Identificar áreas onde se possam encontrar oportunidades de inovação;
  • Descobrir a oportunidade para inovar;
  • Desenvolver uma oportunidade de inovação (produto ou serviço);
  • Testar as ideias — protótipos; 
  • Implementar a solução.
 
E como se podem aplicar estas práticas numa empresa?
 
Equipa de vendas: podem utilizar técnicas desta abordagem para desenvolver uma capacidade superior de “calçar os sapatos do cliente” e, assim, criarem estratégias mais poderosas de influência e construção de confiança com quem compra;
 
Equipa de direção/produção: podem encontrar padrões no passado que possam ser repetidos no futuro. Em vez de olhar pelo espelho retrovisor para definir o caminho a ser seguido, o Design Thinking pode auxiliar a direção da empresa a encontrar soluções totalmente inovadoras, sem olhar para o passado, mas sim para as expectativas e desejos atuais do cliente (ou consumidor final).
 
E passou a ser comum observar muitas PME’s a utilizar esta perspetiva colaborativa, prática e multidisciplinar no alcançar de objetivos ambiciosos do seu negócio.
O pragmatismo e humanismo da abordagem tira o processo criativo da esfera puramente artística e leva-o para um patamar mais funcional, tornando possível aplicá-lo em diversas áreas da empresa.
Como em tempos nos disse Steve Jobs e é o exemplo da Apple - “design is not just what it looks like and feels like. Design is how it works!”
Partilhar artigo
Fercia ©2017. FERCIA- Furniture Solutions. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. M&A Digital. This site runs on X4PRO
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.