Algumas das empresas mais ousadas e com melhor ambiente de trabalho apostam, para além do mobiliário funcional de trabalho, em espaços de descontração e de refeição atrativos.
No limite, aquilo que procuram é o envolvimento e compromisso dos seus colaboradores, para atingir melhores desempenhos. No final, o que importa realmente senão isto?
Ter equipas motivadas, felizes, a gostarem do que fazem e com o enquadramento perfeito. Conforto, bem-estar e felicidade é o que procuramos, pois, a maioria do dia passamos no nosso espaço de trabalho.
Tudo isto resulta em compromisso entre colegas que partilham o mesmo espaço e os mesmos objetivos, dia após dia. Colaboradores motivados são, à partida, colaboradores mais produtivos. Esta deveria ser a filosofia de uma empresa quando desenha soluções para os seus clientes ou quando cria linhas de mobiliário de escritório - Entregar resultados aos seus parceiros, muito para além do produto que se fabrica!
Ficam, então, 5 dicas para criar um melhor ambiente de trabalho quando falamos de office furniture:
1 Não ir muito para além do necessário – é habitual que a maioria dos clientes desejem um ambiente funcional diferente dos outros (algo original e com impacto). Mas é importante não exagerar nessa ousadia pela exclusividade. Móveis cheios de curvas podem não ser funcionais. Na nossa experiência de 40 anos observa-se que quando há muitos estímulos visuais, o próprio ambiente de trabalho de um escritório pode ser o causador de distrações que diminuem a produtividade. Logo, ousadia sim, mas de uma forma sadia!
2 Seguir as regras ergonómicas – a ergonomia é o estudo da relação do ser humano e os ambientes em que ele se encontra, neste caso, de trabalho. Alguns pontos que devem ser levados em consideração: ajustar a cadeira numa altura que permita que os seus pés estejam sempre apoiados no chão, posicionar o antebraço em posição paralela ao chão na hora de digitar e colocar o monitor, para que os seus olhos consigam ver todo o desktop sem movimentos bruscos da cabeça;
3 Permitir que o espaço receba luz natural – precisamos da luz natural para viver. Por isso, o espaço do escritório deverá ter uma janela com luz do sol direta. Mas não esqueça as famosas lâmpadas. A luz natural é uma obrigação, mas provavelmente não será suficiente para iluminar o seu escritório. Por isso, não esqueça a iluminação (até mesmo incorporada no mobiliário) – para além de luzes de parede, tente sempre colocar pontos de iluminação na secretária/mesa - essas luzes podem proporcionar brilho suficiente e ainda deixam o enquadramento mais confortável
4 Crie um espaço de conforto no escritório – por pequeno que o mesmo seja, é muito importante. Trabalhar muito tempo sem uma pausa pode ser prejudicial à saúde e à própria produtividade – é necessário parar para readquirir a concentração. Na hora de descansar, contemple um lugar confortável. Tudo depende do espaço disponível, encontre-o ou peça-nos ajuda para o desenhar;
5 Personalize à sua medida, com bom senso – é importante personalizar a mesa com fotos e outros adereços, mas sem exagerar. Lembre-se que é o seu espaço de trabalho. Mantenha tudo o que precisa o mais perto possível. Algumas soluções passam por pensar na funcionalidade antes e não depois de adquirir o seu mobiliário de escritório.
Como pensamos nas pessoas, porque acreditamos que os negócios são pessoas, procuramos desenhar e fabricar funcionalidade e produtividade para as equipas dos nossos clientes.
O caminho deve ser ir para além do produto, procurando benefícios de bem-estar no trabalho!