Blog

Dicas de como projetar e escolher o seu mobiliário de escritório

FERCIA 15 maio 2019

Escolher o mobiliário de escritório mais adequado nem sempre é uma tarefa fácil. É importante ter conhecimento das características do espaço de trabalho mas também dos colaboradores.

Neste artigo, damos algumas dicas de como escolher o mobiliário que melhor se adequa aos espaços de trabalho. 

O espaço de trabalho dos seus colaboradores deve ser visualmente estimulante, logo é importante pensar e planear desde o início para não ter surpresas no fim.
Muitas das empresas hoje, felizmente, têm preocupações acrescidas com o bem-estar dos seus colaboradores, investindo então em ambientes dinâmicos e interessantes que à partida provoquem ganhos de produtividade: um local confortável e funcional aumenta a felicidade de toda uma equipa e consequentemente os seus resultados.
A partir desta premissa, pensámos em algumas dicas na hora de projetar e escolher um fornecedor que possa ir ao encontro do seu propósito.
Em primeiro lugar, a disposição do mobiliário deve ser considerada no processo de montagem de um espaço acolhedor. Uma boa opção pode passar por um estilo minimalista, com mobiliário clean, discreto e elegante, o que não significa ser simples e com pouca sofisticação.
A ideia deve passar por unir a funcionalidade à beleza, deixando espaço para uma movimentação livre dos seus colaboradores ao mesmo tempo que promove o apelo visual. Se internamente não existirem recursos com criatividade, deve procurar a ajuda de profissionais. Ou seja, ajuda de quem já projetou centenas de soluções de mobiliário de escritório e que pode mais facilmente encontrar respostas que se ajustem à necessidade da sua empresa.
A sugestão é ajustar ao formato de quem utiliza todos os dias. No caso de mesas, estantes e outras componentes de móveis de escritório, o melhor é optar por objetos proporcionais, além de avaliar critérios como o custo-benefício e conforto. Acima de tudo, o fator ergonomia deve falar mais alto - capacidade de integrar as condições do trabalho realizado às especificidades físicas do colaborador.
Os móveis com ergonomia, como uma mesa de escritório bem selecionada, favorecem a vitalidade dos músculos, tendões e articulações. Outros podem ajudar a audição e visão, evitando doenças no futuro.
A decoração é mais do que um detalhe. As cores, quadros e iluminações, podem auxiliar na formação de uma área criativa e estimuladora da produtividade. Recomenda-se o uso de tons claros e, até mesmo, de desenhos e pinturas na parede quando possível. As plantas são definitivamente bem-vindas e, com isso, a máxima utilização da luz natural também – não se esqueça de colocar também a iluminação artificial ao serviço da funcionalidade.
Vai dar conta que na hora de arrancar com o projeto, a organização será um desafio recorrente. Pensar em estratégias para deixar tudo acessível e com impacto visual é uma boa prática.
Além de algumas das dicas referidas anteriormente para o seu novo espaço, recorde sempre que o cliente que o visita também deve ser tido em conta como utilizador do seu escritório. A mudança pode ser constante, conforme algumas novas promoções, marcas e produtos são lançadas. A capacidade de acompanhar as tendências é uma obrigação, assim como pedir ajuda a profissionais da indústria do mobiliário ou de arquitetura de interiores comerciais.
Partilhar artigo
Fercia ©2017. FERCIA- Furniture Solutions. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. M&A Digital. This site runs on X4PRO
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.